Automedicação


Por diversas ocasiões, nem sempre resolver os problemas sozinho é a melhor solução.
Exemplo claro desta afirmação é o caso da automedicação. Você conhece os riscos? A maioria afirma que sim, embora ignore totalmente os perigos e sem o mínimo cuidado se utiliza de restos de remédios, usados em outras ocasiões por amigos e parentes, após fazer um auto-diagnóstico. Esta prática tem se acentuado nos últimos anos devido à banalização do comércio de remédios, que não conta com uma fiscalização eficiente por parte das autoridades. Medicamentos de venda controlada podem facilmente serem adquiridos na farmacia da esquina sem o menor problema. Induzidos pela medicina do boca a boca, colocamos nossas vidas constantemente em risco, fazendo uso de tais medicações, simplesmente pelo fato do comodismo e facilidades na aquisição. Mesmo que um indivíduo acerte na aquisição do remédio para a cura de sua doença, nem sempre as doses consumidas são apropriadas para a idade e peso do paciente, além do mais cada caso esconde nuances, que apenas o médico é capaz de identificar. Cada indivíduo tem reações diferentes a determinados compostos, como também há o fato de vírus e bactérias que se tornam resistentes a drogas que costumavam eliminá-los do organismo. Já foi provado que o uso indiscriminado de antibióticos, é uma das principais causas que tem provocado a mutação desses microorganismos. São registrados cerca de 34 mil ocorrências de intoxicação por ano no Brasil, causadas por automedicação. Outro fator que a automedicação provoca é a camuflagem da doença, pelo uso incorreto de remédios, atrapalhando assim uma posterior avaliação médica, já que o medicamento errado anulou alguns sintomas da doença e provocou outros, não relacionados com a doença original.
Saúde é coisa séria e deve ser tratada como tal, recuse indicações de terceiros e viva mais e melhor.
Floricultura Multiflora Fernandopolis cuidando da saúde de sua planta.

4 comentários:

  1. bah guri grande post
    de alerta
    pior q a maioria faz sabe q esta errado
    q pode esta complicando a situação
    e mesmo assim corre o risco
    temos q estar ciente q com saude naum se brinca
    bjo grande guri

    ResponderExcluir
  2. Victor,seu post é de extrema relevância.Sou da área da saúde;e essa prática esta altamente disseminada,inclusive entre os próprios profissionais.A auto-medicação faz parte da cultura do nosso país,não é nada benéfica;como você citou ela é a causa das diversas mutações de bacterias devido o uso erroneo de antibioticos.Com saude não se brinca,todo cuidado é pouco.
    Tenha um bom dia!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua matéria, a auto medicação é perigosíssima não deve ser feita em hipótese nenhuma, e o povo não aprende isso, os efeitos causados colateralmente podem ser graves e irreverssíveis.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. amigo, eu sou um daqueles que prefiro suportar uma dor do que ficar tomando essas coisas "remédios", num entendo como tem gente q sente prazer em tomar tantos.
    alem de que, é perigoso.
    abçs

    ResponderExcluir