Net - Meu Vício é Você


Quem não domina a linguagem virtual pode ser considerado um "analfabeto" nos dias de hoje, já que nossa vida moderna exige um conhecimento mínimo da tecnologia. Uma nova geração surgiu nos últimos anos, hoje o ser humano aprende a mexer em aparelhos eletrônicos bem antes de falar; controle remoto não tem segredos; games e internet, tampouco. Essa nova geração high tech explora rapidamente as novas febres da internet e o que é o "máximo" agora, só dura até o próximo lançamento, tão rápido que gerou uma corrida por novas tecnologias para prender o internauta o maior tempo possível diante da tela. O Orkut e o MSN já foram idolatrados como ícones da modernidade, depressa foram substituídos pelo Twitter e o Facebook, e assim todos o serão sucessivamente com o passar do tempo. Não importa a condição social, hoje a internet esta tão presente em nossas vidas que nem sequer reparamos, nas escolas, no trabalho, nos celulares e passar horas teclando é o cotidiano de milhões de pessoas, mesmo no Brasil, em que a discrepância econômica ainda impera. Isso se deve em grande parte pelo sucesso das redes sociais, que interligou os povos em apenas um click, consagrando assim o computador como um utensílio de lazer e informação, onde não existe barreiras de tempo e espaço. Mas o exagero nesta integração pode causar problemas, já que ocupando tanto tempo de nossas vidas diante do computador, podemos involuntariamente trocar nossa vida real por chats, amigos, comunidades e redes sociais virtuais, o que pode nos causar dependência e até depressão, já que vivemos em um mundo surreal que nem sempre proporciona experiências saudáveis e adequadas. Nem percebemos, mas se nos conectarmos apenas uma hora por dia na net, ao final do mês teremos 30 horas de vida virtual. Os sintomas desta dependência podem ser percebidos na irritabilidade de não conseguir se conectar ou de ser incomodado, não sentir fome ou sede diante do computador. Levando em consideração isso tudo me responda, você é um viciado?

7 comentários:

  1. mas bah
    se eu falar q naum sou estaria mentindo né
    a tem gente q é viciada em alcool
    drogas e tbm deixam sua vida de lado
    e fazendo melda
    oso viciada em net sim
    claro naum deixo de viver minha videnha
    mas tenhu este vicio :D
    bjim guri

    ResponderExcluir
  2. Não digo viciado, mais que gosto de navegar gosto, mais não deixo minha vida passar vivo intensamente, meu lado pessoal é muito importante, mais que tudo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Victor,aprendi a gostar do mundo virtual,depois que comecei a dominar um pouco o computador,mas não sei fazer de tudo ainda,e algumas vezes apanho muito para realizar certas coisas.Dizer que sou viciada,seria exagero pois cumpro minhas tarefas diárias muito bem, não deixo de namorar ou sair com meu "amorzinho",por causa da net.Falando nisso vou beber agua...ahahahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha pensado em contabilizar quanto tempo eu tenho de vida virtual e tenho bastante mesmo. Mas se considerarmos o início da postagem expondo o quanto é imprescindível ter vida virtual nos dias de hoje, o vício se torna menos aterrorizante. Se eu não tiver compromissos, eu fico muito tempo conectada. Mas eu sinto fome e sede. Talvez eu não seja um caso perdido. rsrsrsrs... Beijão da Lu e obrigada pela reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Victor, meu querido!
    Sim, eu sou uma fã da net. Não me considero viciada porque não me irrito caso não consiga estar aqui. Eu gosto, sim, mas valorizo muito a minha vida real e o contato com as pessoas que amo. Considero a net (para mim atualmente) como um passatempo, uma forma de aprendizado e conhecimento. Faço muitos contatos e filtro pessoas que me agradam e num primeiro momento detecto sintonia na forma de pensar e agir. O mundo virtual aproxima as pessoas, encurta distâncias e se usado de maneira consciente, pode agregar. Hoje a informação ficou bem mais democrática com a internet, portanto, o que devemos nos preocupar é apenas com a qualidade daquilo que passa por ela.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Olha, quando vejo Orkut nos textos já entorto a boca. ahahaha. eu ando meio que viciado em postar nos meus blogs e videos. mas essa coisa de twitter, facebook etc. sou bem por fora. Até hoje eu nao sei o que é um RT no Twitter.
    ahahaha

    ResponderExcluir
  7. Oii !!
    Então.. eu sou uma viciada quand estou em casa, não deixo de sair, ver pessoas e fazer outras coisas devido a internet, mas em casa sim , fico plantadinha.
    Mas analise , prefiro do quer novela, do que arrumar armário rs, do que ficar no telefone, e várias outras coisas que são feitas em casa !!!
    Beijos

    ResponderExcluir