No Tempo da Vovó




Quem já morou no interior vai se lembrar das hortinhas que a vovó cultivava em casa, já que antigamente era bem comum este tipo de prática. Ter alimentos fresquinhos em casa, colhidos na hora do consumo era comum nas cidades do interior. O tempo passou as cidades cresceram e o espaço que antes era destinado a hortas e pomares, se transformaram em concreto. Nesta época quem tinha um pedacinho de terra em casa, não saia correndo pra farmácia por qualquer motivo. Inúmeros problemas poderiam ser facilmente resolvidos com uma passada rápida no jardim. Além de representar economia ainda beneficiava com qualidade de vida. Por determinado tempo, essas hortas caseiras quase se extinguiram, porém uma nova tendência tem se acentuado nos últimos anos, com a criação de hortas em vasos e jardineiras (floreiras). Esse resgate da tradição se deve ao prazer que o cultivo de plantas e hortaliças trazem para o ser humano, o contato com a terra alivia o estresse e a ansiedade causada pela agitação do mundo moderno e ainda contribui para uma qualidade de vida melhor, já que tais alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e estão sempre fresquinhos. As ervas servem para o preparo de chás, emplastros, pomadas, gargarejos e incensos e as verduras e hortaliças no preparo de pratos saborosos e nutritivos. Pesquisas revelam a influência benéfica que esta prática traz ao bem estar, diante disso não perca o contato com o verde.



8 comentários:

  1. Dias atraz escutei um Chef de Cozinha famoso dizer que cultivava temperos na janela de seu apartamento.
    Fiquei pensando naquele momento que trazemos hábitos mesmo de nossos avós, pais...
    Agora discorres sobre o mesmo tema.

    De fato podemos ter nossos vasinhos que temperam além da comida à vida em família.

    Um beijo, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  2. ainnnnnnnnn a horta da vovo q saudade
    pena q a vida passa tão depresa
    mas guri eu sei muito bem o q é manter este
    contato com o verde meus pais moram em um sitio
    adoro colher as frutinha na hora
    visitar a hortinha deles é fantastico
    sabes q na outra casa minha
    e tinha vario chas plantados em vasos
    eu cheguei a ter ate tempero verde plantadinhu em vaso
    povim pirava com eu pois
    geralmente povo costuma colocar flores em suas varandas na minha tinha chas :D

    bjim guriii
    grande e belissimo post
    parabens curti muito

    ResponderExcluir
  3. Victor , meu querido!
    Lembrei agora da horta linda da minha avó e das samambaias que ela adora! Aqui em casa estou no preparo de uma horta e a minha mãe (que adora terra) virá para me ajudar. Sempre tive vontade de ter a minha própria alface, couve, salsinha, cebolinha, etc... Agora terei isso e muito mais!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Ah, no tempo da vovó era mesmo muito bom. }Pena que essas vovós, a maioria já com costumes urbanos, trocou a horta pelas coisas da cidade. Mas ainda se salvam algumas, rs. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  5. Lembro bastante da horta minha avó, ela deixava os pés de couve crescerem e ia tirando as folhas por baixo, ficavam enormes.

    Bons tempos que não voltam mais. Mas, aqui em casa mantenho um cantinho especial, com algumas mudas. Parabéns pelo post.

    Até.

    ResponderExcluir
  6. Eu nasci em Volta Redonda - RJ, que não considero uma cidade tão interiorana, mas meu pai tinha enormes canteiros com alfaces, couve, cenouras, nabos, salsa, cebolinhas. Foi uma época de muita fartura, que terminou quando ele e mais de mil funcionários foram demitidos da CSN. Nós tivemos que deixar a casa, que era da companhia e vir para Nilópolis - RJ. Deixamos tudo pra trás!

    Mas as lembranças ficaram, e eu, que me acostumei com aquela atividade, acabei me reencontrando com ela no enorme quintal da casa da minha avó, que também cultivava uma linda horta.

    Bons tempos! Belas lembranças!

    ResponderExcluir
  7. Minha avó era mestra em horta, nao tinha alguem que fizesse uma mais caprichada que a dela. Hoje ela não mexe mais com horta, é um hobby (para ela era um lazer) pesado, hoje ela já está velhinha. É uma tarefa saudavel, que traz benefícios não só para o corpo, mas para a mente, pois para quem é apaixonado por terra, também é uma terapia! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Li sua notícia e achei interessante a coincidência, porque hoje aqui em casa preparei o almoço para a família usando o tempero colhido dos vasos que cultivo: salsinha, cebolinha e rúcula. Foi uma refeição especial, pois degustamos com satisfção e comentamos sobre o sabor acentuado e agradável da nossa hortinha caseira.
    Obrigada por compartilhar, Victinho.
    Abraços,
    Yolanda

    ResponderExcluir