Stress + Comida = Bem-Estar


O estresse é uma reação normal do corpo, ele nos mantém alerta em situações de perigo. Pode-se dizer que é um instinto de sobrevivência, mas que torna-se um problema quando é exagerado. Muitas são as causas do estresse, para se ter uma idéia pode ser causado até pela fome, pois não fomos "programados para tê-la".
O organismo através da alimentação age produzindo a serotonina, substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar. Nos alimentando bem, ela age no sistema nervoso central, fazendo com que os níveis de estresse e agitação se equilibrem.
Esse composto, no entanto, não existe em nosso organismo, é preciso a ingestão de alguns nutrientes para produzí-lo, como o triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a manter o equilíbrio do corpo e pode ser encontrado no azeite de oliva, no chocolate e na aveia, por exemplo. O leite como já é bem conhecido da maioria também produz esta substância que provoca este efeito calmante. Alimentação saudável com exercícios físicos regulares, é sempre o melhor caminho para se livrar do estresse.
Então pode-se dizer que uma pessoa estressada, pode estar com fome.

6 comentários:

  1. Essa para mim é nova, mais valeu pela informação, dihitt é cultura amigo, obrigado.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Victor,
    pois é amigo, não podemos nem devemos deixar a fome nos estressar..
    Beijão no seu coração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Victor,seu artigo é muito interessante,pois alimentação é uma forma eficaz de reduzir, ou coibir o estresse que é um mal que assola grande parte da humanidade.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Victor, meu querido!
    Eu sou uma pessoa super estressada quando estou com fome! Aliás, meu marido diz que até a minha sombra foge de mim...hahahaha...
    Bem, já dizem que cara feia é sinal de fome, né?
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. bah descobri agora o de onde pode vir o stress
    da minha visinha so pode ser fome se bem q ela bem gordinha kkkkkkkk

    adorei, naum sabia sobre a aveia e o triptofano
    muito bem mandado guri
    bjim

    ResponderExcluir
  6. Ufa! Ainda bem, pelo menos ainda estou conseguindo me alimentar .... coitados dos mendigos de rua ... são todos estressados.

    ResponderExcluir