Não Suporto Vê-lo Brilhar


Conta uma antiga fábula que, depois de muito fugir de uma cruel serpente, o vaga-lume se rendeu, pedindo apenas para que ela lhe respondesse três perguntas, antes de devorá-lo. Um pouco relutante, mas satisfeita por mostrar sua superioridade diante da presa, a serpente aceitou a proposta. Para começar, o inseto quis saber se fazia parte da cadeia alimentar de sua perseguidora. Rapidamente, ela respondeu que não. Percebendo que não se tratava de uma questão alimentar, o vaga-lume tentou puxar pela memória algo pessoal. No entanto, não se recordou de nehum conflito entre eles. Questionou, então, se já havia feito mal à cobra. Ela balançou a cabeça negativamente. Confuso e sem entender o que se passava, ele perguntou, por fim, o que fazia a serpente caçá-lo com tanta insistência e ódio. A resposta foi objetiva. " É que não suporto vê-lo brilhar", disse.
Pura inveja. Isso me coloca a pensar o quanto este sentimento pode ser nocivo ao ser humano, quem nunca se sentiu invejado, seja na escola, trabalho e vez ou outra por pessoas que dizem ser amigas. Qual de nós nunca notou olhos invejosos em nossas conquistas ou por algum bom momento feliz que vivenciamos na vida. Nosso sucesso, fruto de nosso esforço geralmente disperta a cobiça e a inveja, não importa sua condição social, o que os invejosos querem é viver seu mundo, ter seu prestígio, amigos, trabalho, família, sugar todas suas conquistas, ou seja, viver sua vida. A inveja é mais do que competitividade, ela pode ser a mais vil de todos os pecados, ela pode destruir, difamar, afinal a pessoa invejada é sempre vitima de boatos maldosos e sem fundamento. O invejoso pode ser fruto de uma mente doente, bem como de um ser incapaz, com complexo de inferioridade, inerte, que prefere cobiçar as virtudes e conquistas alheias, ao invés de estimular suas habilidades e conquistar seu espaço. Mas com certeza o que o invejoso não sabe é que deste mundo a única coisa que vamos levar para o túmulo é a nossa consciência, portanto bens materiais e status social não tem importância a não ser para despertar cobiça.








Hei, Patty Garret
Assim é como eu costumava chamá-lo
Dizem que você me quer
Mas ouço que eles te pegaram
Fizeram de você um homem da lei
Com um distintivo feito de prata
Te deram um pouco de dinheiro
Para vender meu sangue a eles

Mas você diz que...

Isto não é sobre mim e isto não é sobre você
Ou os bons e maus momentos
Que ambos atravessamos
Quando as linhas entre irmãos
E justiça mudaram
Você faz o que tem de fazer
Pois não consegue ir embora

Eu me pergunto o que teria acontecido
Se você fosse o matador e eu o herói
As coisas seriam as mesmas
Ou eu teria trocado
Sua vida pela minha própria vida?
Eu teria pago suas dívidas no seu lugar?
Eu não sei

Mas...

Isto não é sobre mim e isto não é sobre você
Ou os bons e maus momentos
Que ambos atravessamos
Quando as linhas entre irmãos
E justiça mudaram
Você faz o que tem de fazer
Pois não consegue ir embora

Dinheiro sujo, é assim como eu chamo
Porque dinheiro por sangue
Não é nenhuma troca justa
Dinheiro sujo
Comprou e então vendeu você
Mas sua consciência é tudo
Que você pode levar para o seu túmulo

7 comentários:

  1. Olá Victinho !!

    Conhecia a fábula, mas nunca é demais reler um texto assim tão objetivo e ao mesmo tempo tão cheio da verdade que ronda nossas vidas.
    É fato de que sempre haverá alguém com inveja de algo que temos ou simplesmente da maneira como somos.
    Pessoas sem brilho e sem capacidade, ou até quem sabe preguiçosas mesmo para correr atrás de suas próprias conquistas...
    Se não perdessem tanto tempo prestando atenção às nossas vidas com certeza teriam muito mais para realizar os seus objetivos.
    devemos seguir nossos caminhos e deixar de lado este tipo de criatura que não nos acrescenta nada, até aprenderem a observar o esforço alheio e quem sabe com isso se inspirar ao invés de invejar...
    Maravilhoso post !
    Um enorme abraço !

    ResponderExcluir
  2. Amigo Victor
    Eu comentei um dia destes num post falando sobre o assunto da inveja.
    Para mim é um sentimento doentio, de pessoas fracas e incapacitadas.
    Este texto ilustra de forma magnífica o tema.
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  3. Olá, Victinho!
    Não tenho dúvidas de que a fábula foi inspirada na vida real, pois o brilho de alguns, ofusca o de outros!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  4. Pelo menos a cobra não mentiu... Já o ser humano, dissimula o sentimento pra poder devorar sua vítima.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro amigo Victinho, boa noite!!!
    Parabéns pela postagem da excelente fábula sobre este horrível sentimento que é a inveja... as pessoas portadoras deste mal sentimento são incapazes de presenciar o brilho alheio, não suportam ver pessoas vencendo com seus próprios méritos... talvez por não terem capacidade própria ou por serem pobres de espírito... ou como dizia o meu finado pai: "são os espíritos de porco".
    Parabéns pela excelente postagem, muito bom para que todos reflitam sobre o assunto, pois é sempre bom a gente policiar os nossos sentimentos, adorei meu amigo!!!
    Grande abraço e muita paz em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Victinho, sempre bom refletirmos sobre este assunto tão presente nas atitudes de diversas pessoas em nossa sociedade e talvez até por nós mesmos. A inveja pode destruir casamentos, amizades, pessoas... A primeira reflexão deve ser primeiro a nós, será que o sucesso de alguém nos incomoda? Caso isso ocorra, tentar reverter imediatamente nossos pensamentos. Às vezes podemos pensar "mas tal pessoa é terrível, não merece" EPA!!! CUIDADO!!! nenhum invejoso pensa que está errado. Nosso maior inimigo somos nós mesmos! A melhor saída é sempre que pensarmos algo ruim seja de quem for, bloquearmos tal pensamento!Tentar revertê-lo ou , no mínimo, congelá-lo. Atitudes terríveis primeiro acontecem na mente!!! Quanto a se prevenir de atitudes invejosas contra nós, a experiência vai nos mostrando. Uma dica muito boa para todos é não acreditarmos nas primeiras palavras que nos dizem sobre outros ou sobre nós mesmos. Se a ideia é destruir algo ou alguém, lembre-se sempre de que se alguém falar mal do outro a você é muito provavel que fale mal de você ao outro.EM RESUMO: qualquer ato invejoso começa na mente de uma pessoa, a ideia é BLOQUEAR, DESTRUIR esse pensamento antes que se espalhe e cause destruição. Abraço enorme.

    ResponderExcluir