Brincadeira de Criança - Seed Balls


No meu blog Multifloranet fiz um post sobre as "seed balls" e não poderia deixar de mencionar o meu ponto de vista aqui no Sotaque Caipira.
Quem nunca atirou um torrão de terra brincando de guerra com os amiguinhos na rua?
Pois bem, as seed balls como o próprio nome já diz, são bolas feitas de terra com sementes dentro e são uma ótima oportunidade para despertar o interesse ecológico da molecada.
Elas podem ser muito bem aproveitadas por seus filhos, sobrinhos ou netos como forma de brincadeira e ainda incentivar o desejo da preservação, já que os pequeninos podem acompanhar com o tempo o nascimento e o desenvolvimento das espécies plantadas por eles mesmos.
O ideal é reunir sua "tropa" num sítio, chácara, rancho ou a beira de um lago, córrego ou em áreas que precisam serem reflorestadas.
Junte a molecada e mãos à obra. Comece fabricando as bolas, não se importe com a sujeira mexer com terra faz bem, por isso, é importante que todos participem.
O processo é rápido e em bem pouco tempo vocês terão um "arsenal" ecológico de seed balls. Lembre-se que as seed balls precisam secar por dois dias antes de virarem "bombas" ecológicas. Caso seus "soldados" sejam impacientes é melhor pensar na possibilidade de preparar "munição" com antecedência, e deixar essas "bombas" para serem utilizadas em outra oportunidade.
Embora encontre-se seed balls prontas para comprar a melhor alternativa é sempre fazer suas próprias bolas, já que a intenção além de reflorestar é também de integrar os participantes em torno de uma brincadeira saudável e produtiva.
Para estimular os futuros amantes da natureza escolha sementes de espécies de crescimento rápido e de alto poder de germinação. Escolher espécies nativas de sua região também acelera consideravelmente o crescimento das mudas.
Além de ajudar a mãe Natureza você ainda vai garantir a diversão da molecada e de quebra ainda vai ser considerado o (a) melhor pai (mãe), avô (ó) ou tio (a) do mundo. que tal fazer isso no próximo feriado ou final de semana?

0 comentários:

Postar um comentário